segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aloysio Balbi
















Nasceu em Campos em 03 de dezembro de 1958.  Filho de Luiz Gonzaga Balbi e Aparecida Balbi.  Em 2012, conta 35 anos de profissão como jornalista e 27 anos de atuação como correspondente do jornal ‘O Globo’. Escreve ainda para o jornal ‘Extra’, também pertencente às Organizações Globo. Na década de 1990 foi coordenador regional da apuração de eleições da Rede Globo de Televisão, a convite de Olga Curado, então editora Rio da Rede Globo, e do chefe de jornalismo Gustavo Kai. 
Trabalha há 30 anos no jornal ‘Folha da Manhã’, jornal de maior circulação do interior do estado do Rio, onde já desempenhou o cargo de diretor de Redação, nos anos 1990.  Na editoria de Opinião, atuou como assistente do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa, fundador e consultor da Folha da Manhã. Com o falecimento deste, em 15/08/12, assumiu a tradicional coluna ‘Ponto Final’ ao lado de Aluysio Abreu Barbosa e de Alexandre Bastos. Além disto, é o responsável pelas edições de projetos especiais do jornal.
Suas reportagens no jornal ‘O Globo’ viraram referências bibliográficas em livros e teses acadêmicas.
Durante as décadas de 1980 e 1990, assinava uma prestigiada coluna de humor, na ‘Folha da Manhã’, com o pseudônimo de Berinha Muniz.
Balbi é membro da Academia Campista de Letras (ACL).

Obra:
São Fidelis: A história consagrada – 2009
Quissamã, a raiz de uma história - 2011
São João da Barra - Do porto ao pontal - 2012

Fonte:
BALBI, Aloysio. Quissamã, A raiz de uma história, 2011