segunda-feira, 7 de maio de 2018


Luiz Carlos de Lacerda






















Nasceu em Campos no dia 25 de maio de 1853 e faleceu no dia 19 de maio de 1897, aos 44 anos de idade. Comendador, jornalista, orador e abolicionista. No dia 17 de julho de 1881, fundou a “Sociedade Campista Libertadora” juntamente com outros abolicionistas, sendo que a campanha movida pela associação só teria início dois anos depois de sua fundação, isto é, aos 27 de julho de 1883.
Em 25 de março de 1884, nas dependências do Teatro Empíreo, foi realizada a 1ª Conferência Abolicionista de Carlos de Lacerda.
Para melhor divulgar a propaganda abolicionista, Lacerda pôs em circulação, no dia 1º de março de 1884, o jornal “Vinte e Cinco de Março”. Em 27 de junho de 1884, Carlos de Lacerda organizou uma segunda conferência, também no Teatro Empíreo.
Em 24 de outubro de 1887, o jornal foi invadido pela polícia, sofrendo grande prejuízo. Em fevereiro de 1888, o jornal de Lacerda voltou a atacar de forma contundente a questão da escravidão, alcançando vitória em 25 de março de 1888,, quando o município de Campos foi declarado livre da escravidão, 49 dias antes da assinatura da Lei Áurea.

Obra:

“Vinte e Cinco de Março”  (Jornal editado pelo autor – Microfilme da Fundação Casa de Rui Barbosa) – 1884 a 1888
O jornal pode ser lido em http://bibliotecavirtual.camaracampos.rj.gov.br/index.php/jornal-25-marco/book/380-jornal-25-marco/9-jornal-25-de-marco

Fonte:

CARVALHO, Waldir Pinto. Gente que é nome de rua, 1985;

Monitor Campista - 25 de março de 1888.

5 comentários:

  1. Olá. Estou fazendo uma pesquisa Acadêmica e precisava muito ter acesso ao livro do Waldir Pinto. "Gente que é nome de rua" - Vol 1 para saber mais sobre o senhor Carlos de Lacerda. Infelizmente na internet não há nenhuma obra que encontrei, nem mesmo para comprar. Se alguém pudesse me ajudar, agradeceria muito.

    ResponderExcluir
  2. Nem no site da Câmara? www.camaracampos.rj.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Avelino!

      A biografia se encontra no site da Câmara sim, mas por questões técnicas esta página está fora do ar. Brevemente restauraremos todos os conteúdos, se Deus quiser.
      Obrigada pela atenção e continue nos acompanhando.

      Abraços fraternos,

      Dilcéa Smiderle

      Excluir
  3. Olá, Felipe!
    Desculpe a demora em respondê-lo.
    Os livros do Waldir Pinto de Carvalho se encontram na biblioteca Campistana da Câmara Municipal de Campos, bem como o jornal Vinte e Cinco de Março de Luiz Carlos de Lacerda. Seguem os links:

    http://bibliotecavirtual.camaracampos.rj.gov.br/index.php/autores/item/83-waldir-pinto-de-carvalho

    http://bibliotecavirtual.camaracampos.rj.gov.br/index.php/jornal-25-marco

    Um abraço,
    Dilcéa Smiderle

    ResponderExcluir