Este trabalho estava sendo elaborado pelo Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, vinculada à Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ). Atualmente se encontra hospedado e atualizado em http://www.camaracampos.rj.gov.br/. na aba Biblioteca - Autores Campistas.
Seu propósito não é trazer uma relação exaustiva dos autores campistas, mas sim ser um ponto de partida nesta direção.
Seu propósito não é trazer uma relação exaustiva dos autores campistas, mas sim ser um ponto de partida nesta direção.
Também não nos propomos a inventariar todas as obras de cada autor, mas sim a registrar obras de referência. Para que a relação se torne cada vez mais completa, será preciosa a colaboração dos leitores – sugerindo acréscimos na lista de nomes, obras e mesmo de traços biográficos. Trata-se, portanto, de uma tarefa coletiva e sempre renovável.
Cabe ainda registrar que aqui são tomados como campistas tanto autores nascidos em Campos dos Goytacazes (RJ) como escritores que aqui viveram e gestaram sua obra.
Esta pesquisa vem sendo efetuada pela historiadora Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle, mestre em Políticas Sociais pela Uenf, com a indispensável participação do médico, escritor, memorialista e mecenas Welligton Paes.
Boa leitura!
Não encontrei nenhuma referência ao Professor e escritor Luiz Portelli Magalhães. O referido autor mora atualmente na praia de Santa Clara. Gostaria de vê-lo relacionado. Obrigado.
ResponderExcluirOlá, Sávio, obrigada pela sugestão. Vamos em busca de referências do prof. Luiz Magalhães. Se tiver algum subsídio (e contatos) para nos informar, ficaremos gratos.
ExcluirDilcéa Smiderle
O Luiz Magalhães mora atualmente na praia de Santa Clara. Me envie um e-mail que eu lhe passo o telefone dele ou você poderá procurar por sua irmã Vera Portelli, ou o irmão Paulo.
ResponderExcluirFico muito feliz em constatar que meu pai está devidamente lembrado e homenageado neste blog. Parabéns pela inciativa à mestre Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle e ao dr. Wellington Paes. Só uma observação: a data de nascimento dele é 08/03/1936, em Ururaí.
ResponderExcluirOlá, Maria Irene!
ExcluirEm primeiro lugar gostaria de te agradecer pelo reconhecimento do nosso trabalho, é com grande prazer que o fazemos. Em segundo lugar pedir para que você nos diga quem é o seu pai, para que possamos fazer a correção.
Um abraço,
Dilcéa
Dilcéa, meu pai é o Antonio Ribeiro de Carvalho.
ResponderExcluirGrande abraço e tudo de bom.
Prezada Dilcéia,
ResponderExcluirnão sei se você chegou a contatar o Luiz Magalhães. Infelizmente ele faleceu em maio passado. Houve uma homenagem a ele na ACL. Se você precisar dos dados sobre o Luiz, posso fornecê-los, ou informar o contato com os familiares onde poderá obtê-los, até porque foi apresentado na referida homenagem e esta atualizado.
Parabéns pelo seu trabalho!
Olá, Sávio, tudo bem?
ExcluirDesculpe não ter respondido antes, é que agora este trabalho está hospedado no site da Câmara Municipal http://www.camaracampos.rj.gov.br/ . Portanto, a biografia do professor se encontra atualizada nesse novo endereço, na aba Biblioteca - autores campistas.
Caso esteja faltando ou sobrando algum dado, favor me informar pelo face book.
Um abraço,
Dilcéa Smiderle
Parabens! Bela iniciativa. Antonio Cabral Filho http://letrastaquarenses.blogspot.com.br
ResponderExcluirOlá, Antonio!
ResponderExcluirObrigada pelo reconhecimento. Gostaria de informar que já faz um tempo que estamos com esse mesmo trabalho hospedado em http://www.camaracampos.rj.gov.br/ na aba Biblioteca- Autores Campistas, por esse motivo que não estamos atualizando este blog.
No novo endereço tem uma maior quantidade de autores e brevemente teremos uma biblioteca virtual.
Espero que nos visite lá também.
Um abraço,
Dilcéa Smiderle
Olá! gostaria de saber se é possível me ajudar. primeiro sobre o escritor Theobaldo Miranda Santos. Gostaria de saber se a mãe dele morreu no parto da irmã, se positivo ele é meu tio avô...perdi contato com os meus parentes de Campos, apesar de ter nascido em Campos, me criei em São paulo e aos poucos perdi contato com minha família. Gostaria de saber se pode me ajudar, levantando a historia da minha família por ai. Deixo o meu email para mais noticias andradecirillo@hotmail.com. Assim que me contatar envio o nome dos meus familiares. Agradeço desde já a atenção.
ResponderExcluirOlá, Sandra! Vou buscar informações, assim que as tiver entrarei em contato com você. Boa sorte para nós duas.
ExcluirUm abraço,
Dilcéa
Boa noite! Dilcéa obrigada pelo contato, fiquei muito feliz. O nome do meu avô era Olympio Vieira Magalhães, sei que trabalhou no Liceu como professor, e minha avó era Iracema Santos Magalhães (que seria a irma do Theobaldo) era professora também. Meu pai leva o nome de Theobaldo.
ExcluirUm grande abraço,
Sandra
Boa noite! Dilcéa, estou ansiosa por notícias. Estava tentando lembrar-me de alguma informação dada pela minha mãe, e parece que ela comentou dele, e surgiu a dúvida, de que talvez ele seria meu bisavô e não meu tio avô... Aguardo seu retorno.
ResponderExcluirUm forte abraço,
Sandra
Olá, Sandra!
ExcluirInfelizmente não tenho notícias boas. Perguntei ao Dr. Welligton Paes, que é a pessoa que sabe mais da história de Campos e detém o mair acervo campista, se ele sabia de algum membro da família por aqui ainda. Disse que não. Que há muito tempo todos foram embora daqui. Mas não perca a esperança. Já procurou no facebook?
Vou continuar investigando, qualquer notícia te digo.
Se quiser saber mais coisas da nossa terrinha, visite o site da Câmara http://www.camaracampos.rj.gov.br/. Alimento a aba da Biblioteca. Lá você encontrará livros e biografias atualizadas.
Fique na Paz!
Um abraço,
Dilcéa