sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Renato Marion Martins de Aquino





Nasceu em Campos em 20 de fevereiro de 1938. Filho de Herculano Aquino e Dulce Guimarães Martins de Aquino. Estudou no Liceu de Humanidades de Campos. Formou-se em Arquitetura na primeira turma da Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade de Brasil, em 1961 (UFRJ). Depois de formado, veio a exercer a profissão em Campos.
É diretor-executivo e secretário do grupo Thoquino, foi professor de História da Arte no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Filosofia de Campos, foi presidente e é membro efetivo da Academia Campista de Letras.
Foi diretor da Escola Técnica Federal de Campos (atual IFF), 1967 a 1974. Representou o Brasil no Curso para Administradores Educacionais da Universidade de Michigan (EUA), 1969; observador da Organizações dos Estados Americanos (OEA) para Sistema de Ensino Técnico e Formação Profissional na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Suíça, em 1973, chefe de Departamento de Assistência Técnica aos municípios ligados à FUNDENOR, assessor especial dos prefeitos Raul David Linhares Corrêa e Wilson Paes, 1977 a 1982. Publicou artigos no jornal ‘Folha da Manhã’. Poliglota, fala entende, lê e escreve o inglês, o francês e o espanhol; fala, entende e lê o italiano; possui noções de latim e alemão.

Obra:


Introdução à Renascença e ao Barroco – 1963
1º curso de introdução às artes plásticas – 1980

Fonte:

Jornal PALAVRARTE da Academia Campista de Letras, ano II, nº IV - agosto/ setembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário