terça-feira, 27 de novembro de 2012

Togo Póvoa de Barros






Nasceu em Campos (RJ). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Elegeu-se deputado à Assembléia Constituinte do Rio de Janeiro, em 1947, pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1950 obteve uma suplência na Assembléia Legislativa, voltando a eleger-se como deputado estadual no pleito seguinte, em 1954.
Na qualidade de presidente da Assembléia assumiu em 3 de julho de 1958 o governo do estado, em virtude da renúncia do governador Miguel Couto Filho. Permaneceu no cargo até o fim do mandato em 31 de janeiro de 1959, quando transmitiu o governo a Roberto Silveira. Atingido por ato punitivo discricionário após o movimento político-militar, que depôs o presidente João Goulart, em 1964, foi beneficiado pela Lei de Anistia e teve autorizada a revisão de seus proventos de aposentadoria pelo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) em junho de 1980.
Togo de Barros foi professor do Instituto Comercial de Campos, redator do jornal ‘O Dia’, procurador do IAA, secretário da Agricultura, Indústria e Comércio do Rio de Janeiro e presidente da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro.

Obra:


Um pouco de mim, muito dos outros (memória) – 1994
Um pouco de mim, muito dos outros (ampliado) – 1995

Fonte:

www.alerj.rj.gov.br/memoria/historia/.../togo_barros.html - Em cache (acessado em 01-08-11)]


Nenhum comentário:

Postar um comentário