segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sebastião Viveiros de Vasconcelos




















Nasceu em Campos no ano de 1870, no distrito de São Sebastião, e faleceu no ano de 1927.  Freqüentou os então renomados colégios: Azurara, Cornélio Bastos e Candido Mendes, vindo a concluir seus estudos no Liceu de Humanidades de Campos.
Em 1898, em Santo Antonio de Carangola, fundou o internato e externato Ateneu Carangolense. Algum tempo mais tarde fundou o “Colégio Viveiros”, que ganhou em pouco tempo enorme conceito como estabelecimento de ensino. Em 1912, se tornou vice-diretor do Liceu e da Escola Normal que funcionava junto ao mesmo.
A sua atividade intelectual envolvia a prosa, a poesia e a filologia.
No campo didático contribuiu com seu livro “Versos Portugueses” e “Rudimentos de Análise Léxica”, com dezenas de edições revistas e ampliadas.
Viveiros de Vasconcelos colaborou com a imprensa, onde publicou versos, ensaios e artigos.

Obra:

Verbos portugueses – 23ª edição – 1942
Verbos portugueses – 64ª edição – (nova ortografia) - 1976
Verbos portugueses – 103ª edição – (nova e aumentada) - 1990

Fonte:

Revista da Academia Campista de Letras, 2009

4 comentários:

  1. Olá,
    Essa é a primeira foto do Viveiros de Vasconcellos que encontro!!!
    Você poderia especificar melhor a referência bibliográfica da Revista da Academia Campista de Letras, 2009? Onde encontro essa publicação?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!

      Desculpe a demora em responder. 1º que não estou alimentando mais esse blog. Agora estamos hospedados em http://www.camaracampos.rj.gov.br/ aba Biblioteca - Autores Campistas. 2º Estava buscando informações sobre a revista. Ela se encontra no acervo da Academia Campista de Letras. Lá tem várias edições. Infelizmente essa revista não é mais publicada. Talvez a encontre também na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha - no Palácio da Cultura.
      Aguardo sua visita em nosso novo endereço.
      Um abraço,

      Dilcéa Smiderle

      Excluir
  2. Gostaria de comprar alguns livros de verbos como faço para entrar em contato! Já comprei com vcs alguns anos atrás quando tinha papelaria mas perdi o contago. .

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de encontrar esse relato. Sou prima em quarto grau dele e é bom ter este registro.

    ResponderExcluir