sexta-feira, 25 de maio de 2012

Alvanir Ferreira Avelino






















Nasceu no dia 05 de agosto de 1952 em Campos (então não se chamava ‘dos Goytacazes’). Tendo estudado em escolas particulares de bairro, ficou três anos na 2ª série, tendo sido expulso de duas. Cursou o ginásio no Colégio São Salvador, por ser uma escola tradicional e rigorosa, que aplicava castigos, permitidos na época, aos alunos tidos como indisciplinados, tais como a palmatória e ficar ajoelhado em caroços de milho. Devido a a escola pública não mais adotar tais práticas, Avelino passou a estudar no Colégio XV Novembro. Tempos depois largou os estudos e, com a falência de seus pais - filhos de fazendeiros de Santa Maria e, depois, eles próprios proprietários de terras no Imbé e donos de "Secos e Molhados" na cidade -, foi trabalhar para ajudar a família. Já aí seus pais tinham sete filhos, sendo Avelino o mais velho.
A pobreza virou miséria, e Avelino teve que ir trabalhar na feira livre, então considerado lugar de analfabetos e sem profissão. Jovem, foi para o Rio de Janeiro ‘tentar a vida’ e lá, após quebrar pedra na marreta, ser pintor de parede, balconista de mercearia, acabou ligando-se a núcleos de esquerda, de combate à ditadura ao tempo do general Médici. Tornou-se livreiro e começou a escrever em jornal. Do Rio foi para Belo Horizonte, após algumas ameaças de morte; e de Belo Horizonte, onde foi livreiro, jornalista e revolucionário, retornou a Campos, em fevereiro de 1979. 
Em Campos, relata ter sido ameaçado por membros influentes da elite campista devido às denúncias que fazia contra a espoliação dos trabalhadores, o roubo e a violência policial. Foi expulso de emissoras de televisão e de rádio por críticas que fazia às elites locais e aos usineiros. Conta ter sido demitido por telefone de um jornal por ter publicado matéria de greve em usinas. Foi espancado seriamente e virou manchete de jornal e editorial de A Notícia por defender os pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Ficou fora de Campos por dois meses, temendo ser morto  e andando armado.
Ajudou a fundar o PDT e o PT (que nasceu na Federação de Umbanda de Campos) e, depois, apresentou o político Garotinho ao também político Leonel Brizola, em 1983, tendo o primeiro ingressado no PDT no início de 1984. Recentemente, por combater a corrupção e a conivência de parte do Judiciário do Noroeste com a tal prática, foi condenado por "crime de opinião!" e preso em 2003. A sociedade mobilizou-se e, com apoio da OEA e outros organismos internacionais, seu caso ganhou o mundo. Foi solto 12 dias depois. Sem conseguir trabalhar em jornais e rádios, tornou-se  professor da matéria que mais gosta: Filosofia.
Formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Campos (atual Uniflu/Fafic) e pós-graduado em Ensino de Filosofia pela mesma instituição,  atuou como jornalista ou articulista em vários jornais de Campos (A Cidade, A Notícia, Monitor Campista, Correio de Campos, Folha da Manhã), bem como no jornal cultural O Vagão, de Belo Horizonte (MG), e no jornal O Fluminense, de Niterói (RJ).
Atuou como pesquisador, escritor (com vários prêmios literários recebidos em Campos) e ator de teatro.

Obra:

‘Faria tudo outra vez’ – 1995
‘Solar da Baronesa’ – 1995
‘José Cândido de Carvalho – vida e obra’ – 2004
'São Salvador: O significado do 06 de agosto, a história da praça, da Catedral Diocesana e da festa do padroeiro' - 2012 

Fonte:

O autor

5 comentários:

  1. Fonte o autor?

    Ajudou a fundar PDT e PT, nao procede!

    Foi preso novamente ano passado em envolvimento com Garotinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como "Não procede"? Sou fundador do PDT com Adão Pereira Nues, José Maurício Linhares, Beth Araújo, Irineu Marins, João de Souza entre outros companheiros de valor. Fiquei gente no PT para ajudar Garotinho a fundar o partido. Apresentei Garotinho só Brizola em junho de 1983 no Palácio Guanabara, sem marcar audiência. Não tenho motivo para mentir ou distorcer fatos. Até porque, a maioria está registrada em jornais. E livros, tenho muito mais dos que aparecem aqui.

      Excluir
  2. Ler liberta, quando se adquire conhecimento e prática é poder, eu mesmo moro em um apartamento, eu sofria com as roupas úmidas, demorava muito para secar, lendo, vi que existem aparelho que resolve meu problema, eu adquirir a Secadora de Roupa Mueller e nunca mais minhas roupas ficam úmidas

    ResponderExcluir
  3. Cara, você tem alguma recomendação de maquina de lavar? Estou pesquisando algumas, mais estou com dúvida, a que eu mais me interessei foi pela a lava e seca midea parece ser muito boa

    ResponderExcluir
  4. Muito top seu conteúdo, resolveu o meu caso, eu tenho essa parafusadeira vonder mais ão sabia como manusear, e seu artigo me ajudou de mais. Obrigado

    ResponderExcluir