quinta-feira, 10 de maio de 2012

Antonia Leitão de Alvarenga




  











Nasceu em Campos aos 10 de junho de 1919 e faleceu em 04 de julho de 2015, aos 96 anos. Filha de Sebastião de Oliveira Leitão e Castorina de Oliveira Leitão.

Aos sete anos de idade deu início aos estudos primários. Ao terminar o primário, fez exame de admissão para o Liceu de Humanidades de Campos, formando-se professora naquela instituição, em 1940.

Em 1943, se tornou professora do Grupo Escolar que funcionava junto à Usina São João. Neste mesmo ano foi classificada em primeiro lugar em concurso público realizado pela prefeitura de Campos para o cargo de datilógrafa padrão. E, depois, realizou um segundo concurso para Oficial Administrativo, obtendo o primeiro lugar.

Em 1966 foi convidada pelo então prefeito para ser chefe do cemitério público.  Durante seu período como funcionária pública, para aumentar a renda familiar, lecionou por algum tempo nos seguintes colégios: Academia de Comércio de Campos, Colégio Batista Fluminense, Instituto Rui Barbosa e Grupo Escolar Julião Nogueira.

Trabalhou como locutora das rádios Cultura, Jornal Fluminense e Continental. Foi atriz de teatro e uma das fundadoras da Associação Regional do Teatro Amador – ARTA – criada em 13 de abril de 1965, também do Grêmio Amadorista “Mucio da Paixão”, criado em 1968, pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

Sempre combatente, liderou um grupo de viúvas de ex-funcionários públicos municipais, a fim de requerer, junto à Câmara Municipal, uma lei que garantisse direito de pensão, não só para as viúvas, como também para os filhos menores de idade.
Foi eleita vereadora em 1972 e cumpriu seu mandato até 1976.

Por sua luta em prol de sua cidade, Antonia Leitão recebeu duas comendas: a primeira em 06 de agosto de 1994 — ‘Comenda da Ordem do Mérito Benta Pereira’—, a segunda em 14 de maio de 1996 —’Comenda da Ordem Municipal do Mérito’. Também recebeu o diploma ‘Ordem do Mérito Francisco Ferreira da Paixão’, em 05/04/1988, homenagem da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, e Moção de Congratulações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 25/09/1991.

Obra:

'Vida ... meu brinquedo maior...' – 2000
'Meu grito, minha bandeira!' – 2007
'Campos dos Goytacazes – Heroína de sua própria História' – 2009
Nós... Os idosos - 2011

Fonte:

ALVARENGA, Antonia Leitão de. Vida ... meu brinquedo maior..., 2000




Nenhum comentário:

Postar um comentário