terça-feira, 8 de maio de 2012

Carlos Gustavo Sarmet Moreira Smiderle





















Nasceu em Campos, em 14 de novembro de 1970. Filho de Luiz Segundo Smiderle e Jeanne Sarmet Moreira Smiderle. Jornalista formado pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, é mestre em Políticas Sociais pela Uenf e doutor em Sociologia Política pela mesma universidade.

Cursou o antigo primário na Escola Estadual José do Patrocínio, o antigo ginásio no Liceu de Humanidades de Campos e os dois primeiros anos do então chamado segundo grau no próprio Liceu. Quando iniciava o terceiro ano, obteve bolsa integral no curso pré-vestibular PA e decidiu concluir o segundo grau naquela escola.

Tem graduação em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua primeira experiência profissional na área foi como repórter e subeditor do jornal Esquema Oeste, de Guarapuava (PR), onde atuou de agosto de 1991 a novembro de 1992. Àquela altura, já era funcionário de carreira do Banco do Brasil, no qual ingressara inicialmente como Menor Auxiliar de Serviços Gerais, em 1986, tendo sido classificado em nono lugar em nível nacional no concurso interno então existente para a carreira administrativa. No Banco do Brasil, atuou nas agências de Campos (Centro) e Icaraí (Niterói) e nos Centros de Processamento (Cesec) do Andaraí, São Cristóvão e Campos.

Ao regressar a Campos, dois anos após a formatura, passou a colaborar no jornal A Cidade. Em conjunto com a jornalista Valéria Ribeiro, criou, com recursos próprios, dois periódicos independentes, o 'Vira Sol' (que circulou semanalmente durante o verão de 1994) e o 'Vira Notícia'. Quando o dinheiro acabou, dedicou-se por um tempo apenas à atividade bancária, até que fosse classificado em primeiro lugar no concurso público para a área de Comunicação Social da Universidade Estadual Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com nota máxima na prova de Redação. Pediu exoneração do Banco do Brasil e foi trabalhar na área de jornalismo da universidade.

Em 2004, concluiu o mestrado em Políticas Sociais, e, em 2011, o doutorado em Sociologia Política, ambos na UENF.

Obra:

Cientista, brasileiro e cidadão : coletânea de artigos do cearense pacatubano que deixou os gramados e driblou a face elitista da Academia / FILHO, Raimundo Braz; organizador Gustavo Smiderle. - Rio de Janeiro : Quartet : 2010
288p.; 14cm

Descomplicando a ciência / organização de Fúlvia Maria D'Alessandri Muylaert e Carlos Gustavo Sarmet Moreira Smiderld. - Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2010.

Uma Casa, muitas vozes: histórias dos primeiros 20 anos da UENF -  Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2013.

 Modernização à brasileira: o tempero pentecostal da política nacional -  Editora: Outras Letras - 2013


Fonte:

O autor

2 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de saber qual a ligação que tens com Luis Segundo Smiderle e Euridice Sarment Moreira Smiderle. São meus padrinhos de batismo.
    no aguardo.
    Rosimar

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Rosimar! Desculpe, só agora fui alertado quanto a essa sua pergunta. Sou filho de Luiz Segundo Smiderle e de Jeanne Sarmet Moreira Smiderle, com quem Luiz se casou após o falecimento da tia Euridice. Gostaria de conhecê-la. Se possível, comunique-se comigo no privado (gustavosmiderle@gmail.com)! Abraço!

    ResponderExcluir