segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ewerton Paes da Cunha


















Nasceu em Campos no dia 12 de março de 1915. Filho de Antonio Carlos da Cunha e Francisca da Conceição Paes da Cunha. Cursou o primário em uma escola pública e o secundário no Colégio Diocesano e no Liceu de Humanidades de Campos. Ao terminar o secundário ingressou na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Regressou a Campos e montou seu consultório médico. Foi convidado pelo então prefeito de Campos José Alves de Azevedo para realizar a dupla função de diretor e secretário de Saúde e de Educação do município.
Foi professor de Biologia do Colégio Batista Fluminense, assistente do diretor da Faculdade de Medicina de Campos, professor de Medicina Legal da Faculdade de Direito de Campos, professor de Biologia Educacional na Faculdade de Filosofia de Campos, chefe do Serviço de Clínica Médica do INPS, membro da Associação Brasileira de Escolas Médicas, membro da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, da Sociedade de Gastroenterologia.
Na área cultural foi membro da Associação de Imprensa Campista, do Instituto de Cultura Brasil-Noruega e da Academia Campista de Letras.

Obra:

Medicina Legal  (26ª edição) – 1989
O movimento musical de Chopin – 1947
Cardoso de Melo (discurso proferido no Dia da Saudade) – 1969

Fonte:

CARVALHO, Waldir Pinto de. Gente que é nome de rua, 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário