quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alceir Maia Mendonça



















Nasceu em Ernesto Machado, localidade pertencente ao município de São Fidélis (RJ), em 20 de novembro de 1933. Filho de Manoel Mendonça Filho e Maria Floripes Maia Mendonça. Com quatro anos veio residir em Campos. 
Foi aluno do colégio da professora Carmem Carneiro, até a 2ª série, completando, mais tarde, o primário no Grupo Escolar Benta Pereira. Em 1947, iniciou suas atividades profissionais na Comissão Central de Macabu, como aprendiz de eletricista, passando a ajudante da função, depois bobinador, mais tarde atingiu a qualificação de eletricista, exercendo essa atividade na extinta Empresa Fluminense de Energia Elétrica e na Companhia Brasileira de Energia Elétrica, onde pediu demissão em 1980.  
Ocupou o cargo de presidente do grupo espírita Joana D'Arc (1966-1972). Em 1971, foi iniciado na loja maçônica Fraternidade Campista, onde ocupou vários cargos. Foi um dos fundadores e membro efetivo da academia Pan-Americana de Letras e Artes (núcleo Campos). Publicou seus artigos em vários jornais de Campos. 
Alceir Maia é escritor, artesão, membro da Academia Pedralva Letras e Artes e do Instituto Campista de Literatura.

Obra:

História da Eletricidade em Campos: Resgate de uma memória – 1993
Loja Maçônica Fraternidade Campista nº 011: Um quadro histórico a luz dos fatos – 1997
A verdadeira história da Loja Montezuma e do Grande Oriente Symbólico nº 6 do estado do Rio de Janeiro fundados em Campos (RJ) – 2001
Maçons que fizeram a história de Campos dos Goytacazes: Resgatando a verdade - 2011 

Fonte:

Biblioteca Welligton Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário