terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fernando Arêas Rifan















Dom Fernando nasceu em São Fidélis (RJ) em 25 de outubro de 1950.  Filho de Bady José Rifan e Joselina Arêas Rifan. Fez os cursos primário e secundário em sua cidade natal. Aos 12 anos entrou para o Seminário Diocesano. Tendo cursado o Seminário maior e menor (Filosofia e Teologia) foi ordenado sacerdote aos 24 anos de idade, em 8 de dezembro de 1974.
Além de secretário particular do então bispo de Campos, Dom Antonio de Castro Mayer, foi logo nomeado diretor diocesano do Ensino Religioso. Foi professor de Filosofia do seminário, conselheiro diocesano e pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Campos.
A 18 de Janeiro de 2002 foi criada a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. D. Licínio Rangel, devido a problemas de saúde, pede ao Papa João Paulo II que nomeie um bispo auxiliar, que lhe sucederia como Administrador Apostólico. O padre Fernando Arêas Rifan, que era vigário-geral da administração apostólica recém criada, é nomeado bispo titular de Cedamusa e coadjutor do administrador apostólico Licínio Rangel. A ordenação episcopal foi a 18 de Agosto de 2002. D. Licínio Rangel morreu a 16 de Dezembro de 2002 e D. Fernando sucedeu-lhe automaticamente como administrador apostólico.
Fundou e dirige o Colégio Três Pastorinhos.
Foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com a “Medalha Tiradentes”, em 21 de abril de 1991. Recebeu o título honorífico de “Cidadão Campista”, em agosto de 1993. Recebeu a “Ordem do Mérito Benta Pereira”, pela Câmara Municipal de Campos.

Obra:

Quer agrade, quer desagrade – 1999

Fonte:

RIFAN, Fernando Arêas. Quer agrade, quer desagrade,1999;
pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Arêas_Rifan - Em cache (Acessado em 12-08-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário