segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Carlos Augusto Souto de Alencar


















Círculo Vicioso

Votei num candidato
que muito prometeu:
eu teria comida no prato
mas ele esqueceu...
Escolas boas de fato
como nunca se concebeu,
segurança e saúde prontas no ato
mas ele esqueceu...
Vou cobrar, já decidi,
pois votei em... Esqueci!

Nasceu em Campos em 16 de agosto de1969.
Formado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1992, e pós-graduado em História do Brasil pela mesma universidade, em 1996.
Sua primeira poesia publicada foi “Certo Dia” no jornal "Caminhando" do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – CEFET-RJ, em 1986.
Em 1993, sua poesia “Algodão” foi publicada no livro “Escritores da UFF" – poesia – Volume 1 publicado pela Universidade Federal Fluminense.
Em 1996, sua poesia “Uma Tarde Tranqüila” foi publicada no livro “Antologia Poética” da Universidade Federal Fluminense, organizado pela poetisa Maria Zilah.
Em 2002 e 2003 suas poesias “O Poeta”, “Príncipe” e “José”, foram finalistas do Festival de Poesia Falada de Campos dos Goytacazes, promovido pelo "Café Literário" da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), coordenado pelo acadêmico Antônio Roberto Fernandes.
Em 2004, sua poesia “Uma Criança” foi a vencedora do I Encontro Poético Jahel Ramalho Pereira promovido pela Academia Pedralva Letras e Artes de Campos dos Goytacazes.
Em 2005, as poesias “Cogumelo”, “Salvação” e “Uma Criança” foram finalistas do I Festival de Poesia Falada de São João da Barra (RJ), promovido pelo Centro Cultural Narcisa Amália, sendo que “Uma Criança” foi  a segunda colocada.
Recebeu uma medalha de menção honrosa por uma trova e foi o primeiro colocado com a crônica “A Moçada do Saldanha” no concurso de Trovas e Crônicas do Centenário do Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Campos dos Goytacazes, recebendo o “Troféu Barquinho”.
Assumiu a cadeira de número seis da Academia Pedralva Letras e Artes. Recebeu a Moção de Honra do Congresso da Sociedade de Cultura Latina pelo seu engajamento em atividades educacionais e culturais no estado do Rio de Janeiro. Venceu os I Jogos Florais de São Francisco do Itabapoana (RJ) na categoria crônicas com o texto “Doce Recheio”.
Sua crônica “Vozes Bailarinas” obteve o quinto lugar no I Concurso Literário da Infraero.
Assumiu o cargo de secretário adjunto da Academia Pedralva Letras e Artes. Elabora a página da Academia Pedralva Letras e Artes e do jornal alternativo “Navegando nas poesias” na rede mundial de computadores, além de elaborar a página da Academia Pedralva Letras e Artes em conhecido sítio enciclopédico.
Em 2009 foi vencedor do Concurso de Trovas em Homenagem ao Centenário do Grupo Thoquino. Também foi vencedor do X Concurso Literário de Casimiro de Abreu com o poema “O Relógio das Almas Vendidas”. Este poema recebeu menção honrosa no I Concurso Literário da Academia Poçoense de Letras e, neste mesmo concurso, ficou em quarto lugar na categoria conto com o texto “O Espelho” garantindo, assim, uma vaga como membro efetivo da Academia Poçoense de Letras e Artes na cadeira 57.
Em 2010 assume como diretor de patrimônio da Academia Pedralva Letras e Artes. Recebeu medalha e diploma como melhor ativista cultural do estado do Rio de Janeiro pela Sociedade de Cultura Latina,  "Medalha do Mérito Cultural Austregésilo de Atahyde" oferecida pela Academia de Letras e Artes Paranapuan por seu trabalho em favor da cultura, recebe a menção honrosa no concurso de trovas dos II Jogos Florais de São Francisco do Itabapoana (RJ) e medalha de prata no XXII Concurso de Poesia da Academia de Letras e Artes Paranapuan com o poema “O Relógio das Almas Vendidas”, Assumiu, em 2012, o cargo de secretário titular da Academia Pedralva Letras e Artes. Recebeu, também em 2012, medalha e diploma de Intelectual do Ano de 2011 no estado do Rio de Janeiro pela Sociedade de Cultura Latina.
Carlos Augusto é professor, historiador, geógrafo, contista, poeta, ativista cultural e membro efetivo e atuante da academia Pedralva  Letras e Artes.

Obra:

Participou de todos os números da coletânea"A verve de sete poetas e escritores de Campos" e do livro "Exuberância da Trova no Rincão Campista" (2011).

Fonte:

O autor


Um comentário:

  1. Boa tarde. Apenas solicito a correção de uma dado. Na verdade nasci em Nova Iguacu. Sou cidadão campista desde de 2015 após receber esse reconhecimento da camara de vereadores. Se os administradores quiserem envio um currículo atualizado. Muito obrigado. Saudações fraternas.

    ResponderExcluir