segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito

 

















Nasceu em Campos no ano de 1864 e faleceu no ano de 1929, em Pelotas (RS). Era neto, pelo lado materno, de Saturnino Braga, fazendeiro e empresário na região.
Seus primeiros estudos foram feitos em Campos. Formou-se, em 1886, em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em tempo reduzido, devido à sua competência e inteligência. Especializou-se em Engenharia Sanitária, vindo a ser, mais tarde, uma das maiores autoridades, em termos nacionais, nesta área.
Logo ao se formar, Saturnino de Brito deu inicio à profissão indo trabalhar na estrada de ferro. Este trabalho o tornou conhecido, passando a ser convidado a fazer parte em várias comissões técnicas encarregadas de obras de grande vulto em várias partes do Brasil. Exemplo disso é o fato dele ter colaborado na comissão encarregada da construção da cidade modelo de Belo Horizonte (MG).
Depois da realização deste grande projeto em Minas Gerais, Saturnino de Brito se viu atraído pela engenharia sanitária, pois desejava dar soluções práticas para a questão do saneamento, até então desconhecidas, que representava sérios problemas à saúde da população. Saturnino de Brito veio a ser uma das maiores autoridades, em termos nacionais, nesta questão. Foi diretor, organizador e executor dos grandes projetos de saneamento das cidades de Santos (SP), Recife (PE), Vitória (ES), Petrópolis (RJ), Paraíba e Aracaju (SE), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS), entre outras. Foi também responsável pelas obras de regularização do rio Tietê, em São Paulo.
De volta a Campos, foi contratado pela prefeitura para a realização de obras na cidade e na Baixada Campista, a fim de dar soluções para o problema das enchentes do rio Paraíba do Sul, que tanto castigava a região.
Ao longo de sua vida organizou e executou projetos de redes de saneamento básico, água e esgoto, em muitas cidades brasileiras.
Saturnino de Brito alcançou projeção internacional, vindo a receber insígnias da “Legião de Honra da França” por serviços à humanidade. A revista “Technique Sanitaire” de Paris, em maio de 1929, publicou em suas paginas sobre Saturnino de Brito: “Higienista incomparável, que deu aos técnicos da França e do mundo lições e exemplos magníficos”.
Dr. Saturnino de Brito escreveu vários livros onde colocava ali suas experiências no ramo da engenharia, vindo a ser traduzido para vários idiomas devido ao seu sucesso.

 Obra:

 Vol. IX – Saneamento de Recife – Descrição e Relatório 2º Termo - Imprensa Nacional – 1942
 Vol. I  Publicações Preliminares – Imprensa Nacional – 1943
 Vol. II – Esgotos – parte geral - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. III – Abastecimento de águas – parte geral tecnologias e estatística - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. IV – Engenharia Sanitária – estudos instruções, especificações e tabelas - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. V – Projetos e Relatórios – Saneamento de Vitória, Campinas e Petrópolis, Itaocara, João Pessoa, Paraíba do Sul e Juiz de Fora (IN) - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. VI – Projetos e Relatórios – Saneamento de Campos - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. VII – Projetos e Relatórios – Saneamento de Santos - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. VIII – Saneamento de Recife – Descrição e Relatório 1º Termo - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. X – Projetos e Relatórios – Saneamento do Rio Grande - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. XI – Projetos e Relatórios – Saneamento de Santa Maria, Cachoeira, Passo Fundo, Rosário e Cruz Alta (IN) - Imprensa Nacional – 1943
 Vol. XII – Projetos e Relatórios – Saneamento de Sant’Ana do Livramento, São Leopoldo, Urugauaiana, São Gabriel, Irati e Alegrete (IN) - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XIII – Projetos e Relatórios – Saneamento de Pelotas, Teófilo Otoni, Poços de Caldas - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XIV – Projetos e Relatórios – Saneamento de Curitiba, Uberaba e Aracajú - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XV – Projetos e Relatórios – Saneamento de Lagoa Rodrigues de Freitas e da Baía de Guanabara - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XVI – Pareceres – Primeira parte (IN) - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XVII – Pareceres – Segunda parte (IN) - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XVIII – Memórias diversas - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XIX – Defesa contra inundações - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XX – Urbanismo – traçado sanitário das cidades – Est. diversos - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XXI – Urbanismo – A planta de Santos (IN) - Imprensa Nacional – 1944
 Vol. XXII – Economia, sociologia e Moral - Imprensa Nacional – 1944

 Cartas:

 Eleição presidencial (carta dirigida a amigos e bons republicanos) – 1894
 Função social do engenheiro sanitário (Discurso nº 4 Congresso médico Latino-Americano) – 1909
 Dados para um estudo (1930) Coletânea – 1930
 Saneamento de Campos – Estudo apresentado ao Dr. B. G. Pereira Nunes – Presidente da Câmara Municipal de Campos (original) – 1903
 Esgotos de Santos – crítica positiva de vários projetos – 1903
 Um projetista de cidade – documento – Carlos Roberto M. de Andrade (xerocado da revista AU – Arquitetura e Urbanismo) – Junho/ julho 97 – 1997
 100 anos do Projeto de saneamento em Campos – Caderno de Resumos - 2003
 Um engenheiro Norte-americano em Santos. Os planos de Estevan A. Fuertes e de Saturnino de Brito no ideário urbanístico do final do século (Sidney P. Bernardini)

 Fonte:

 Revista da Academia Campista de Letras, 2009;
CARVALHO, Waldir Pinto de. Gente que é nome de rua, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário