segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Franklin Ribeiro de Almeida



















Excêntrica

“A luz do teu olhar é luz que aviva
paineis de amores que comigo trazes.
Vive a dizer-me, na mudez das phrases,
mysterios de alma irrevelada e esquiva.”

Nasceu em Campos em 18 de abril de 1878 e faleceu em 12 de março de 1923, em Pádua (RJ). Filho de Francisco de Almeida Areias e Rita Ribeiro Areias.
Cursou o primário no Colégio Cândido Mendes e o secundário no Liceu de Humanidades de Campos, dando continuidade ao curso no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Em 1878, regressa a Campos e se matricula novamente no Liceu. Nas horas disponíveis trabalhava como guarda- livros. Nesta época entrou  para a redação do jornal “A República”, atuando na revisão.
Dois anos depois teve problemas de saúde, oftalmológico, sendo proibido pelos médicos de continuar a estudar. Mudou-se, então, para a cidade de Pádua, onde fundou um colégio de instrução primária e secundária. Dedicando-se aos trabalhos do foro, prestou exame perante o Tribunal da Relação do Estado, obtendo carta de advogado provisório. Foi nomeado Coletor de Rendas Federais do município de Pádua.
Colaborou na revista “A Aurora” e em diversos jornais de Campos, Rio e São Paulo. Em 1900 fundou o jornal “A Folha de Pádua”, dirigindo a sua parte política.

Obra:

Trechos de um sciolo (versos) – 1899
Paginas intimas (versos)
Antero Cigano (novela)
Painéis – 1921

Fonte:

PAIXÃO, Mucio da. Movimento Literário em Campos, 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário