sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Herval de Souza Tavares



















Nasceu em Vila Nova, distrito de Campos, em 11 de setembro de 1917 e faleceu em 17 de dezembro de 1997, em Niterói (RJ). Filho de Antônio de Souza Santana e Elisa Tavares.  Fez o primário em Vila Nova, numa escola que hoje tem seu nome. Concluído o primário mudou-se para Campos, onde cursou o Liceu de Humanidades de Campos e depois à Academia de Comércio de Campos, vindo a se formar em Contabilidade. Cursou, a seguir, dois anos da Faculdade de Engenharia de Campos, mas, por dificuldades financeiras, resolveu abandonar o curso e se dedicar ao magistério. Em Campos foi professor de Contabilidade, Direito Comercial, Economia Política e Legislação Fiscal. Lecionou no Instituto Comercial, na Academia de Comércio de Campos e no Colégio Batista Fluminense. Em Niterói lecionou na Academia Fluminense de Comércio e nos Colégios Nilo Peçanha e Brasil. Lecionou, também, na Escola de Administração Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Quando estudante dirigiu o jornal estudantil “O Acadêmico”. Terminados seus estudos fundou o jornal “A Voz de Vila Nova” e, mais tarde, foi redator do jornal “O Dia”, em Campos.
Em 1946 mudou-se para Niterói, depois para o Rio e, por fim, voltou para Niterói, onde se radicou.
Foi contador e diretor-geral no Ministério do Trabalho, assistente do governador do Rio, chefe de cerimonial do Palácio Nilo Peçanha, presidente do grupo de trabalho que criou a Polícia Rodoviária do Rio, membro da Academia Niteroiense de Letras, da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Fluminense de Estudos Sociais e Políticos, da Associação Brasileira de trovadores (ABT) e secretário-geral do Clube de Literatura Cromos, de Niterói.

Obra:

Missangas – 1986
Tarde em fuga – 1987
Poalha de Versos – 1992
Na Tribuna acadêmica  - 1989
Cadeira nº 35 – 1989
Vinagre e Mel – 1989
Azevedo Cruz, sua vida e sua obra – 1992
Carlos de Lacerda, um abolicionista (ensaio) - 1997

Fonte:

PIMENTEL. Luís Antônio. Enciclopédia de Niterói,  2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário