domingo, 29 de abril de 2012

Mario Ferraz Sampaio




















Nasceu em Limeira (SP) em 1900 e faleceu em 1976. Atuando nos primórdios da radiodifusão brasileira, primeiramente nos centros de São Paulo e Rio de Janeiro e depois em Campos.
Veio para Campos, por acaso, para instalar o primeiro transmissor na Rádio Cultura de Campos. Anos mais tarde, e devidamente instalado na cidade, resolveu adquirir novos equipamentos e implantou uma nova emissora, nascia a Campos Difusora. Depois de vê-la com uma programação eclética vendeu parte das suas cotas de sociedade para Andral Nunes Tavares e Pereira Jr.
Membro fundador da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), em 1962, da qual foi presidente do conselho consultivo por várias gestões. Foi relator da comissão  que formulou, em 1998, o código de Ética da Radiodifusão Brasileira. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito da Radiodifusão.
Doutor em medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo destacou-se na vida social e científica, ocupando por três vezes a Presidência do Rotary Club de Campos. Militou por 15 anos como titular das cadeiras de “Técnicas de Radio e Televisão” e Comunicação Comparada na Faculdade de Filosofia de Campos, cujo departamento de Comunicação Social dirigiu por cerca de 10 anos.
Foi vice-presidente da Academia Campista de Letras, como membro efetivo. Foi autor de vasta produção de cunho literário e científico. Foi sócio remido da sociedade Fluminense de Medicina e membro de três entidades de Comunicadores Sociais, tal como  a ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais), participou do Conselho Fiscal. Lecionou História do Rádio e da Televisão, na disciplina “História da Comunicação”.

Obra:

História do Radio e Televisão no Brasil e no Mundo – 1984
História do Radio e Televisão no Brasil e no Mundo – (Edição comemorativa do centenário de nascimento do autor) – 2004

Fonte:

SAMPAIO, Mario Ferraz. História do Radio e Televisão no Brasil e no Mundo – 1984
http://difusora50.blogspot.com/ (acessado em 26/09/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário