domingo, 29 de abril de 2012

Manuel Múcio da Paixão























Assim escreveu Múcio da Paixão em sua autobiografia: “Nasci em Campos, a 15 de abril de 1870; eduquei-me no Colégio São Salvador, de Epiphanio Reis, e no Liceu Azurara. Comecei minha vida, aos 11 anos de idade, entrando para o comércio do Rio de Janeiro, onde trabalhei durante cinco anos, em um armazém de fazendas por atacado. Voltei à minha terra natal, em 1885 e aqui tenho vivido do meu trabalho, porque nessa escola fui criado por meu pai. Em 1890 entrei para o escritório  comercial “AU LOUVRE”, onde me conservei até fins de 1897; em 1895 fui nomeado para reger a cadeira de Escrituração Mercantil do Liceu de Humanidades, e em 1912 fui nomeado para reger as cadeiras de História Universal e História do Brasil.”
Sua obra literária abrange vários setores: Artigos diversos pela imprensa, criticas, ensaios, obras sobre teatro e trabalhos didáticos.
Por trinta anos dedicou-se à imprensa campista, onde publicava seus artigos nas páginas do “O Monitor Campista”, “A Republica”, “O Tempo”, “A Gazeta do Povo”, “A Aurora”, “Genesis”, entre outros. Artigos, esses, aos quais colecionava por assunto e os transformava em livros.
Era membro da Academia Fluminense de Letras; um dos fundadores da Associação de Empregados do Comércio de Campos. Ao falecer aos 56 anos, era presidente do Centro Fluminense de Imprensa.

Obra:

Os theatros de Campos – 1919
Espírito alheio – 1916
Movimento literário em Campos – (OR) - 1924
Medicinaphobia de Moliere – Revista Brasil nº 90, 91, 93, 95 – 1923
Tipos, curiosidades e esquisitices dos homens celebres – 1922
Uma actriz campista (Deolinda da Silveira 1832-1860)  - 1904
Theatro no Brasil (obra póstuma) – 1936
Teatro fluminense, autores, as tintas, temporada o publica conferencia (Revista da Acad. Flum. de Letras - 1905) – 1923
Scenographias alguns aspectos do teatro carioca – 1905

Fonte:

Revista da Academia Campista de Letras, 2009;
Correspondências pessoais – material deixado na Biblioteca Welligton Paes por ocasião das comemorações de nascimento (centenário) –  04/1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário