sábado, 28 de abril de 2012

Orávio de Campos Soares




Nasceu em Campos, em 21 de junho de 1938. Fez as primeiras letras  na Escola Estadual XV de Novembro, o curso de Artes Gráficas na Escola Técnica Federal de Campos (atual IFF) e o segundo grau no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA).
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia de Campos - FAFIC (1981) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Atualmente é coordenador do curso de jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos, articulista - Plena Editora Gráfica e professor titular da Faculdade de Filosofia de Campos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Folkcomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, comunicação, imprensa, folkcomunicação e memória.
Como jornalista, atuou nos seguintes jornais: “A Cidade”, “Reportagem”, “Correio de Campos” e “Folha da Manhã”, onde ainda atua como repórter especial. Atualmente, é Presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC) e Secretário de Cultura do Município de Campos.
Criou e dirigiu, durante anos o Teatro Escola de Cultura Dramática, dirigiu o Núcleo de Arte e Cultura de Campos, Cia. Gente de Teatro, integra a Rede Brasileira de Folkcomunicação e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinar da Comunicação Intercom.
Na FAFIC, além de professor do curso de Jornalismo, coordena o Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação (NIPEC).
Autor de 11 peças de teatro, tais como: “O Auto do Lavrador na volta do êxodo”, “O Auto da Anunciação”, “Apenas Amigos” e “Favela Ponto 5”; das revistas: “Boulevard de Cabo a Rabo” e “A Magia do Trianon”; da pesquisa: “Teatro como Arte Universal”, versando sobre a dramaturgia infantil.
Possui vários prêmios e títulos: Jornalista Destaque do Ano, Associação de Imprensa Campista (2004); Comendador, Academia Campista de Letras- (2004); Melhor peça teatral (Favela Ponto 5), Associação Regional de Teatro - ARTA. (2003); Prêmio Anchieta de Teatro, Wilson de Oliveira Promoções/Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (2000); Prêmio de Cultura Alberto Ribeiro Lamego, Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (1996); Medalha do Mérito Tiradentes, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (1994), entre outros.
Pertence a Academia Pedralva de Letras e Artes, Academia Campista de Letras e do Instituto Histórico de Campos.


Obra:
O Teatro como arte universal – 1980
Muata Calombo consciência e destruição – 2004

Fonte:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0183257372132736 (acessado em 28/09/11)
SOARES, O. C. Muata Calombo consciência e destruição – 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário