domingo, 29 de abril de 2012

Marluce Guimarães Silva


















Nasceu em Campos em 02 de dezembro de 1935. Filha de Rui Barbosa Modesto Guimarães e Maria Luiza Rebel Guimarães.
Formada pelo Liceu de Humanidades de Campos como professora no antigo curso Normal. Graduada em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC). Pós-Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em História do Brasil.
Atuou como professora de História do Liceu de Humanidades de Campos e professora titular de História do Brasil na FAFIC. Foi coordenadora de Estudos Sociais da Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC).
Coordenou o projeto “Viajando pelos campos, descobrindo novas raízes” — projeto este que teve início em 1977, quando dos 400 anos de fundação da Vila de São Salvador. Parou por um tempo retornando junto à SMEC, Museu Histórico de Campos e Departamento de Turismo com o Projeto  City Tour, na década de 1980/90. Este projeto tinha por objetivo a visitação de alunos da rede pública de ensino a prédios históricos de Campos. Coordenou o projeto “Poetizando a Educação”, onde, com um grupo da SMEC, contava histórias relacionando-as à história de Campos através de encenações.
Recebeu a “Medalha Tiradentes” pela ALERJ por trabalhos prestados à comunidade e uma homenagem da SMEC pelos trabalhos realizados naquele órgão, em 19/04/2012.

Obra:

Gente da Terra – Estudo sobre o Município de Campos 2ª ed. - 1987 
Gente da Terra – 1 – Estudos sociais – 1ª série – Comunidade – 2ª ed. - 1992
Gente da Terra – 2 – Estudos sociais – 2ª série – A cidade: Bairro – 1ª ed. - 1992
Gente da Terra – 3 – Estudos sociais – 3ª série – Município de Campos dos Goytacazes – 7ª ed. - 1998
Estudos Sociais -3ª série - sudeste Brasileiro – 1º vol.
Estudos Sociais - 3ª série - sudeste Brasileiro – 2º vol. – 1975

Fonte:

A autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário